
.jpg)
DIRETOR ARTÍSTICO / REGENTE TITULAR
HELIO RODRIGUES
Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Sopros da Sociedade Musical Nova Aurora, de Macaé/RJ.
Hélio Márcio Rodrigues é licenciado em Educação Musical pela Instituição UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos e pós graduado em Educação Musical e Ensino de Artes pela UCAM – Universidade Cândido Mendes.
Iniciou os estudos no ano de 1992, na Sociedade Musical Nova Aurora na classe de trombone do professor Luiz Lopes. Em 2006, assumiu a Regência da Banda Sinfônica Nova Aurora.
Aprovado em 1º Lugar para Bacharelado em música com especialidade em Trombone Baixo no ano de 2008 na UFRJ onde foi orientado pelo Professor Dalmário Oliveira.
Foi orientado por renomados trombonistas e professores em Festivais por todo o País, do qual se destacam: Dalmário Oliveira( Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ); Bart Claessens (Trombone solo da Royal Concertgebow Orkester – Holanda); Pablo Fenoglio (Trombonista da Orquestra Sinfônica do Teatro Cólon – Argentina); Ben Van Dijik (Trombone Baixo da Roterdam Filarmônica-HOL e Professor de Trombone do Conservatório de Roterdam-HOL); Jay Freidman (Trombone solo da Orquestra Sinfônica de Chicago); Scoth Hartman (Trombonista do quarteto de trombones For of Kand e do Quinteto de Metais Milenium Brass); Dárcio Gianneli, Alex Tartáglia e Darring Milling trombonistas da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo); Antônio Henrique Seixas (Orquestra Sinfônica Brasileira); Sérgio de Jesus(Orquestra Sinfônica Nacional); Emerson Teixeira(Trombonista da OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP) e Ricardo Santos(Orquestra Sinfônica Brasileira).
Integrou a Orquestra Sinfônica do FEMUSICA (Festival de Música de Inverno de Campos dos Goytacazes) nos anos de 2001 a 2007.
Integrou a Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica e Orquestra de Metais da 30ª Oficina Internacional de Música Erudita de Curitiba-PR.
Integrou a Orquestra Sinfônica do FEMUSC (Festival Internacional de Música de Santa Catarina) nos anos de 2008, 2013 e selecionado para Orquestra Sinfônica do FEMUSC e do Grupo de Metais do FEMUSC 2014.
Integrou a Orquestra Sinfônica Jovem de Campos dos Goytacazes de 2001 a 2008, atuando como trombonista.
Integrou a Academia Petrobrás Sinfônica nas temporadas de 2004 a 2007 atuando como trombonista.
Atuou como músico substituto e músico extra nas principais Orquestras profissionais do Rio de Janeiro: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Nacional – UFF/RJ, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica Rio e participou ainda como músico convidado da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, Niterói Jazz Band, Orquestra Nota Jazz e Orquestra Tabajara/RJ.
Atuou como Maestro da Macaé Jazz Band em festivais de Jazz na região Norte e Costa do Sol do Estado do Rio de Janeiro.
Selecionado para integrar a Orquestra sinfônica Jovem do Brasil como Trombonista Baixo em concerto realizado no ano de 2009 na Sala Cecília Meireles – RJ;
Integrou a Orquestra Sinfônica VGL (Video Games Live) nas temporadas 2009, 2010, 2011 e 2012.
Atuou como trombonista da Orquestra de Sopros Banda Filarmônica do Rio de Janeiro nas temporadas de 2013 a 2020.
Atuou como Maestro convidado da Banda Sinfônica União dos Operários de São João da Barra/RJ nos anos de 2015, 2016 e 2017.
Atuou como Maestro convidado da centenária Banda Sinfônica Campesina Friburguense de Nova Friburgo no ano de 2017.
Atualmente é servidor público estatutário da Prefeitura Municipal de Macaé, atuando como Instrutor de Banda da Escola Municipal Polivalente e exerce o cargo de Regente Titular e Diretor Artístico da OSNA.



